Irei publicar um roteiro por semana que serão apresentados no Festival de uma Cia Só, parte integrante da minha Pesquisa de Doutorado. Qualquer contribuição sobre a estrutura dos roteiros será muito bem vinda.
A FONTE ENCANTADA - Pastoral
Tradução, adaptação e argumento: Marcus Villa Góis. Manuscrito original conservado na Biblioteca Corsiniana Roma, Manoscritti 45G5 e 45G6. Publicado por: TESTAVERDE, Anna Maria. I Canovacci della Comedia dell’Arte. Torino: Giulio Einaudi, 2007.
Personagens
Pantaleão, Mercador. Ator 1.
Isabela, que se crê filha. Ator 5.
Arlequim, servo. Ator 3.
Graciano, Doutor. Ator 4.
Horácio, filho. Ator 6.
Capitão. Ator 7.
Covielo , servo. Ator 6.
Francisquinha. Ator 2.
Hortência, depois filha de Pantaleão. Ator 5.
Mago. Ator 2.
Músico. Ator 4.
Leão. Ator 2.
Coisas: Garrafinha com água, roupa de leão, armadura leve, dinheiro, urinol, roupa de nobre para Arlequim, corda, roupa de louco. Cartas, roupa de homem para Isabela, estilingue.
Argumento
Numa pequena cidade, no interior da Itália, viviam duas poderosas famílias, uma de um mercador conhecido como Pantaleão, que tinha por filha a doce Isabela e por empregado um astuto servo que atendia pelo nome de Arlequim, e a outra de um mercador conhecido por Graciano, pai do nobre Horácio, servidos pelo estabanado servo Covielo. Nesta mesma cidade, desprezada por todos, por causa de sua pobre condição, vivia também a bela Hortência e sua misteriosa mãe Francisquinha. As revelações que Francisquinha fará serão conhecidas no decorrer da ação.
Cidade.
CENA 1: HORÁCIO e ISABELA
Horácio fala sobre o amor de Isabela, filha de Pantaleão, bate palma. Isabela, da janela, ouve Horácio e se descobrem amantes, trocam juras de amor, combinam fugir com a madrugada e entra; ele vai encontrar músicos e sai feliz.
CENA 2: PANTALEÃO e HORTÊNCIA
Pantaleão fala sobre o amor de Hortência, filha de Francisquinha, bate palma. Hortência, da janela, compreende o amor do velho, diz que fale com sua mãe e entra em casa. Nisto.
CENA 3: CAPITÃO, PANTALEÃO e FRANCISQUINHA
Capitão narra as suas bravuras, declara o seu amor por Hortência. Pantaleão e Capitão se descobrem rivais, depois de disputa concluem falar com a mãe de Hortência, batem chamando Francisquinha. Francisquinha sai de casa. Capitão lhe pede Hortênsia por amante, concubina, ela enxota-o, Capitão bradando, sai. Pantaleão a pede por esposa, ela se alegra e entra. Nisto.
CENA 4: GRACIANO, PANTALEÃO E ARLEQUIM
Graciano, depois das saudações, conclui, com Pantaleão, dar Isabela a Horácio, e que não dirão nada até o próximo dia. Graciano sai para convidar os parentes. Nisto: Arlequim sai de casa, Pantaleão diz que quer ir a um banquete à noite, Arlequim diz querer ir também; ao fim Pantaleão se alegra e chama Isabela.
CENA 5: ISABELA, PANTALEÃO e ARLEQUIM
Isabela entende que Pantaleão não volta à noite, finge desagrado; ele vai embora, ela conta a Arlequim toda a combinação. Arlequim fica contente, entram.
CENA 6: CAPITÃO, COVIELO, MÚSICO depois ISABELA
Feitos os lazzi, se colocam em guarda, músico canta. Isabela, acreditando que o Capitão fosse Horácio, foge com ele. Nisto.
CENA 7: ARLEQUIM, COVIELO, MÚSICO
Arlequim esvazia um urinol em cima de Covielo e do Músico fazendo terminar a cena.
CENA 8: HORÁCIO, MÚSICO
Horácio cantando embaixo da janela de Isabela. Nisto
CENA 9: HORÁCIO, MÚSICO e ARLEQUIM
Arlequim com uma touca de dormir da janela grita que não o deixam dormir. Músico foge com medo. Horácio se faz conhecer, Arlequim sai, diz que Isabela foi embora; ele, fazendo loucuras, parte; Arlequim imita-o. Nisto
CENA 10: PANTALEÃO e ARLEQUIM
Pantaleão diz que vem do banquete, ri de Arlequim, ao fim, diz a Arlequim para que consiga uma mulher, Arlequim ri; ao fim, compactuam, se alegram fingindo Pantaleão ser o Conde Polidoro; Pantaleão bate pra chamar Francisquinha.
CENA 11: FRANCISQUINHA, PANTALEÃO, ARLEQUIM e HORTÊNCIA
Francisquinha, em cena, compreende o jogo do Conde, fazem lazzi; ao fim se alegra e chama Hortência. Hortência, por compaixão à mãe, toca a mão do conde, mas foge dele; Francisquinha corre atrás dela.
CENA 12: PANTALEÃO e ARLEQUIM
Pantaleão dá dinheiro a Arlequim para o banquete e para vestir a noiva; entra em casa e não encontra Isabela, grita com Arlequim, o qual foge. Nisto.
CENA 13: GRACIANO, PANTALEÃO depois ARLEQUIM
Graciano surge desesperado pelo filho louco, Pantaleão diz que Isabela se tornou vagabunda; sofrem juntos. Nisto: Arlequim surge na rua, batem nele, descobrem tudo. Nisto.
CENA 14: MAGO, GRACIANO, PANTALEÃO e ARLEQUIM
Mago diz a eles sobre a água da fonte encantada, guardada por um leão e sai; Graciano vai procurar quem vá pegar a água. Nisto.
CENA 15: CAPITÃO, PANTALEÃO e ARLEQUIM
Capitão em cena. Pantaleão conta tudo e roga que ele vá nesta empreitada, ele contente vai se armar. Nisto.
CENA 16: HORÁCIO, COVIELO, PANTALEÃO e ARLEQUIM
Horácio fazendo loucuras, jogam a cartas. Horácio prega uma peça neles e sai. Nisto.
CENA 17: ISABELA e HORÁCIO
Isabela, chorando, vestida de homem com a gentileza do Capitão que lhe emprestou as roupas de um parente; diz que fugiu com o homem errado e ele contou-lhe da empreitada, diz querer ir também à empreitada da água para livrar Horácio da loucura. Nisto.
Horácio faz loucuras e parte; ela sai para ir ao bosque.
CENA 18: PANTALEÃO E GRACIANO
Pantaleão e Graciano desesperados pelos filhos, vão ver se os encontram.
CENA 19: ARLEQUIM, FRANCISQUINHA.
Arlequim com o dinheiro que não gastou, bate na casa de Francisquinha. Ela sai de casa, feito os lazzi, enfim se revela como irmã de Arlequim (ele havia sido dado para Pantaleão cuidar); manda-o para casa consumar o casamento com Hortência. Arlequim, feliz, entra. Nisto.
CENA 20: PANTALEÃO, FRANCISQUINHA
Pantaleão aparece sofrendo por Isabela. Francisquinha o consola dizendo que não ela é a sua verdadeira filha e lhe narra a troca (de Hortência com Isabela e diz que ele não poderia casar-se com a própria filha); diz também que Arlequim está em casa com a futura esposa, e o chama.
CENA 21: ARLEQUIM, PANTALEÃO, FRANCISQUINHA
Arlequim, amarrando as meias, confessa tudo (não ter comprado nada pro banquete nem para noiva); Pantaleão briga com Francisquinha e manda Arlequim se vestir como um nobre; ela entra em casa. Arlequim vai comprar roupa e sai. Nisto.
CENA 22: HORÁCIO, GRACIANO, PANTALEÃO
Horácio entra em cena fazendo loucuras. Graciano o segue preocupado, ele e Pantaleão combinam algo ao ouvido. Nisto: Horácio continua suas loucuras. Os velhos o pegam e o surram, entram com ele em casa.
Bosque (Ator 7 puxa o cenário do bosque, ator 5 opera máquina de fumaça, som de trovão depois de fonte d’água).
CENA 23: CAPITÃO, ISABELA, LEÃO e MAGO
Capitão do bosque, atira com estilingue. Nisto: Isabela implora para ser a primeira a pegar a água, ele não quer. Nisto: Leão surge, Capitão foge, Leão acaricia Isabela que entra para pegar a água com a permissão do mago. Nisto: há a transformação do Leão no Mago. Mago volta com uma garrafinha e vão à cidade. Todos saem.
Cidade (Ator 7 puxa o cenário anterior de cidade).
CENA 24: CAPITÃO, PANTALEÃO, ISABELA, FRANCISQUINHA, HORÁCIO, HORTÊNCIA e ARLEQUIM.
Capitão, fugindo, é o primeiro a chegar na cidade. Pantaleão prega uma peça nele (imitando leão). Nisto: Isabela, com a água, faz chamar Horácio. Pantaleão vai pegar Horácio. Francisquinha surge e pergunta da aventura. Pantaleão trás Horácio amarrado e vendo as duas conversando revela a Isabela que ela não é sua filha, mas de Francisquinha. Hortência entra e diz que ouviu tudo. Francisquinha revela não ser a mãe de Hortência e Pantaleão ser o seu pai. Isabela diz que nada importa, somente o seu amor, Horácio é banhado por Isabela com a água, ele se cura e a esposa; Pantaleão chama Arlequim, que vem vestido de nobre, depois de muitos lazzi esposa Hortência. Fazem alegrias.
Termina a tragicomédia.
Cenas a serem ensaiadas:
Horácio e Isabela trocam juras de amor.
Pantaleão e Capitão declaram seu amor.
Capitão narra as suas bravuras.
Feitos os Lazzi (de se posicionarem para serenata).
Músico canta.
Horácio fazendo loucuras.
Pantaleão finge ser Conde Polidoro.
Horácio: prega uma peça jogando cartas.
Francisquinha lazzi o dinheiro compra a irmandade e troca na maternidade.
Noivos se esposam.
Fazem Alegrias (Filhas cumprimentam novos pais, Hortência se transforma em Graciano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário